Soundcloud 963

RadioGuide.fm

Radio online

2/13/2012

13 de Fevereiro - Dia Mundial

A Rádio é o meio de comunicação social mais abrangente em todo o Mundo, com a capacidade de chegar a 95% da população mundial. No dia 19 de Outubro de 2011, com base numa proposta apresentada pela Academia Espanhola de La Radio, o conselho executivo da UNESCO declarou oficialmente o dia 13 de Fevereiro como o "Dia Mundial da Rádio", para celebrar a Rádio em geral e o seu papel crucial no desenvolvimento educacional, na defesa da liberdade de expressão e no fomento do debate público de ideias assim como a sua importância como fonte vital de informação, por exemplo, em alturas de catástrofes naturais.
Sem custos elevados e com tecnologia relativamente básica, a Rádio é ainda hoje a única que consegue atingir as aldeias mais remotas e esquecidas. Por outro lado, a Internet e as aplicações móveis contribuíram para um aumento significativo de público alvo e do potencial actual da Rádio.  
De acordo com os dados revelados internacionalmente, mais de 75% das casas mundiais possuem um rádio hertziano. Não obstante, o número crescente de pessoas que usam as as novas tecnologias  para estarem informadas ou interagirem entre si.

"A Rádio é o meio de comunicação que alcança uma maior audiência, em especial as classes mais marginalizadas da sociedade", referiu Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO,  a propósito deste dia afirmando ainda que "a Rádio livre, independente e plural é essencial para as sociedades saudáveis, e é vital para a defesa dos direitos humanos e liberdades fundamentais".
A data foi escolhida considerando a relevância histórica do dia, no ano de 1946, durante o qual  a UNESCO estabeleceu o conceito United Nations Radio. Este ano, o dia Mundial da Rádio será, pela primeira vez, comemorado oficialmente em todo o Mundo.
 Rádio Voz do Marão associada a esta iniciativa emite ao longo de todo o dia vários testemunhos de diferentes personalidades e público em geral, explicando o papel da Rádio nas suas vidas.

Sem comentários:

Informação Voz do Marão - Podomatic

Pontos nos ii's - Podomatic

Forum Jovem - Podomatic