Soundcloud 963

RadioGuide.fm

Radio online

3/24/2010

Hora de Verão

Para cumprir o início da hora de Verão, à 01h00 da madrugada do próximo domingo os relógios adiantam para as 02h00 em Portugal continental e na Madeira. 
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, no arquipélago dos Açores a hora muda às 00h00, devendo os relógios ser adiantados para a 01h00.

A mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem. Na prática, os portugueses vivem domingo o dia mais pequeno do ano, com 23 horas, fazendo-se a mudança numa altura em que menos afecta o quotidiano das pessoas, durante a noite e no fim-de-semana. Esta alteração está relacionada com o objectivo de poupar energia.



Benjamin Franklin (1706 - 1790), diplomata, cientista e inventor norte-americano, publicou em 1784, um artigo num jornal francês em que sugeria que se a França adiantasse uma hora no Verão, Paris pouparia anualmente 32 mil toneladas de cera de vela. Contudo, apenas durante a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha adopta pela primeira vez a mudança horária com o objectivo de poupar energa.

Sem comentários:

Informação Voz do Marão - Podomatic

Pontos nos ii's - Podomatic

Forum Jovem - Podomatic