Soundcloud 963

RadioGuide.fm

Radio online

5/06/2007

Sete Maravilhas do Mundo

Foram os gregos, provavelmente entre os anos 150 e 120 a.C., os primeiros a listar os monumentos erigidos até então pelas mãos do homem que se destacavam pela sua grandeza, sumptuosidade e magnitude. Chamaram-lhes "Ta hepta Thaemata", ou seja, "as sete coisas dignas de serem vistas" - as sete maravilhas do mundo.

Apesar da lista ser grega, apenas uma das obras se situava na Grécia: a Estátua de Zeus. Três outras encontravam-se na Ásia Menor - o Colosso de Rodhes, o Templo de Ártemis, em Éfeso, e o Mausoléu de Helicarnasso. Duas outras maravilhas - as Pirâmides de Gizé e o Farol de Alexandria - poderiam ser vistas no Egipto. Finalmente, no actual Iraque, poder-se-iam contemplar os Jardins Suspensos, situados na Babilónia.

Com o passar do tempo, estas obras maravilhosas desapareceram das mais diversas maneiras. De algumas, restam ruínas, de outras, apenas história. No entanto, uma única maravilha resiste até hoje: as Pirâmides do Egipto.

O aventureiro suíço Bernard Weber no ano de 2001 fundou a "New 7 Wonders Foundation" e lançou uma campanha democrática para a escolha das Novas Sete Maravilhas do Mundo. A lista das candidatas reúne os Monumentos mais interessantes da História do Planeta. No final de 2005, foram escolhidas 21 Novas Maravilhas por peritos em arquitetura e as votações estão a decorrer.


No momento em que se anda a pensar na eleição das novas maravilhas do Mundo, os portugueses têm oportunidade de direccionar a atenção para as maravilhas portuguesas - as 7 Maravilhas de Portugal. Entre os 21 finalistas portugueses encontra-se o Palácio de Mateus, motivo pelo qual valerá a pena dar uma espreitadela ao site português para saber mais sobre este palácio e, já agora, votar...

Os vencedores das Sete Maravilhas de Portugal serão conhecidos antes da cerimónia da declaração universal das Novas Sete Maravilhas do Mundo. O evento internacional irá realizar-se no dia 7 de Julho de 2007, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Mais informações sobre os monumentos e votação em:
Novas 7 Maravilhas do Mundo: http://www.new7wonders.com/
7 Maravilhas de Portugal: http://www.7maravilhas.pt/index.html

1 comentário:

Anónimo disse...

E esta:
Vila Real a 5ª melhor cidade do continente!!

Estamos todos de parabéns!!

Informação Voz do Marão - Podomatic

Pontos nos ii's - Podomatic

Forum Jovem - Podomatic